Após Instagram e WhatsApp, Facebook começa a testar mecanismo “stories”

Facebook Stories chega para alguns usuários de Android em todo o mundo

Nesta semana o Facebook começou a testar a sua versão do Stories no Brasil. A função é muito parecida com a do Instagram— que por sua vez é parecida com a do WhatsApp Status e do Messenger Day, que são cópias dos recursos do Snapchat. Os posts com as suas histórias e dos seus amigos ficam no topo da versão original do aplicativo para Android e podem incluir filtros, stickers, desenhos, textos e outros detalhes. Após publicar, o conteúdo fica no ar apenas 24 horas. O diferencial, porém, é que no Stories você pode escolher entre publicar no Stories ou no feed de notícias como um post tradicional da rede social.

A imprensa teve acesso à versão de testes para Android nesta quarta-feira (15). Usuários de outros países também reportaram que a função está a caminho, segundo relatos do TechCrunch. O recurso estava sendo testado com um grupo pequeno na Irlanda, que parece estar crescendo bem rápido.

Ao todo, o teste de expandiu para mais onze países: Chile, Vietnã, Grécia, Suécia, Noruega, Itália, Hungria, Espanha, Argentina, Malásia e Taiwan. Usuários dessas regiões já conseguem ter acesso à função no aplicativo para Android. Segundo fontes, o Brasil não faz parte dos testes iniciais, mas alguns usuários brasileiros da versão beta conseguem usar a função normalmente nesta quarta-feira.

Para usar o aplicativo beta do Facebook no celular é preciso se inscrever no programa de testadores da rede social — saiba, porém, que as versões oferecidas do aplicativo podem ser instáveis e conter erros. A rede social não quis comentar as mudanças, nem confirmar quando o recurso chega oficialmente.

O Facebook Stories já é a quarta investida do Facebook em tornar suas redes sociais mais efêmeras. Antes dele Instagram Stories, WhatsApp Status e Messenger My Day introduziram recursos muito semelhantes. Os quatro se diferenciam, em termos gerais, pelo público que terá acesso aos snaps.

No Instagram, a privacidade depende da natureza da sua conta (pública ou privada) ou se o Stories foi enviado para apenas uma pessoa ou pessoas. No WhatsApp, o seu Status fica disponível para todos da sua agenda telefônica, salvo se você mudar as configurações. No Facebook Messenger My Day também é preciso estar atento aos contatos que fazem parte da sua lista no app mensageiro.

Já no aplicativo do Facebook, a imagem publicada no Stories fica disponível para os seus amigos (aqueles que você adicionou), que podem responder via chat, por até 24 horas. Ou, você pode publicar também o mesmo post editado, desenhado e com stickers no seu perfil, para quem você desejar no feed de notícias — público, amigo, amigos de amigos, exceto algumas pessoas ou apenas uma.

Além dos posts que somem, o aplicativo do Facebook para Android ganhou uma caixa de mensagens chamada Direct, no topo da interface, bem parecida com a do Instagram. Nela, há a mensagem “abra fotos, vídeos ou respostas diretas para a sua história, e visualize mais uma vez dentro de 24 horas”, referindo-se ao conteúdo do Facebook Stories. Resta saber se o mais novo Snapchat vai pegar.

Ao todo, já são 1,74 bilhão o total de usuários ativos mensais do Facebook em celulares.

COMPARTILHAR