Após mobilização social, atletas jacarauenses conseguem recursos para disputa em campeonato nacional

Não há maior satisfação no ofício de jornalista que promover a conscientização popular, estimular a opinião alheia, provocar interação e mobilização social e acima de tudo trazer a tona a atenção do poder público àquilo que é importante e prioritário. Enquanto jornalista, às vezes, até me envaidece perceber o poder que as palavras têm, e usar essas palavras, sempre e soberanamente, em prol de causas justas só aumenta a responsabilidade.

Há quase um mês tivemos conhecimento de uma linda história de superação e conquista de dois jovens atletas jacarauenses. A jornada prematura mais vitoriosa dos jovens Manú e Pedro ganhou visibilidade após a conquista de mais um resultado positivo que os credenciaram a representantes paraibanos no principal campeonato de atletismo do país.

A notícia por si já seria destaque, mas infelizmente ela chamou mesmo a atenção por um detalhe preocupante: os jovens não teriam condições financeiras para custear as despesas com a viagem para o Ceará, lugar onde acontecerão as competições.

Sensibilizados com as informações, o ManchetePB publicou uma matéria no início deste mês (setembro) noticiando a campanha iniciada pelos familiares dos jovens, convidando à sociedade para em forma de patrocínio doarem valores em dinheiro para custearem as despesas, apenas cerca de R$ 1.000, 00 (um mil reais) separava-os de seus sonhos. E assim começou uma mobilização social incrível em favor dos jovens atletas.

Nesta quarta-feira (27), após repercussão positiva na mídia e diante da ciência dos fatos, o principal veículo de informação televisivo da Paraíba, a TV Cabo Branco, esteve em Jacaraú para contar a história dos atletas. Estivemos no local também. Mas infelizmente, mesmo diante dos primeiros apelos divulgados por aqui, mesmo diante das inúmeras mensagens dos familiares em redes sociais, ainda assim e agora faltando menos de 48 horas para o início das competições, fomos informados pela mãe de um dos jovens que o valor para custear a viagem ainda não tinha sido arrecadado. Triste!

Mais uma vez sensibilizados e agora nos apropriando também da responsabilidade de cumprir o papel fundamental do jornalismo diante do seu dever social, publicamos a atualização dos fatos: Manú e Pedro ficariam sem realizar um sonho por falta de patrocínio?

A resposta para essa pergunta chegou horas mais tarde. A tia de Manú, senhora Kelly Cardoso, emocionada e agradecida, nos informava que após a publicação no ManchetePB, uma avalanche de mensagens positivas chegaram, e o valor para custear as despesas com a viagem foi alcançado, aliás, ele foi ultrapassado. Manú e Pedro irão ao Ceará! Manú e Pedro podem voltar a sonhar. Manú e Pedro serão os representantes paraibanos no campeonato brasileiro de atletismo.

Matérias assim não poderiam gerar apenas uma simples notícia, um “lead” informativo, que é um termo técnico que nós jornalistas usamos para apenas reportar um fato sem qualquer tipo de interferência emocional. Não! Uma notícia como está merecia um artigo onde eu (jornalista) pudesse narrar os fatos com todas as reticências, e vírgulas, e exclamações pertinentes a emoção que senti recebendo-a.

Imagino, mesmo que humildemente, o tamanho da emoção de seus pais, de seus familiares e amigos, de seus treinadores, de seus professores, de seus colegas atletas, da sociedade que colaborou, do poder público que se sensibilizou… e acima de tudo, tento imaginar o tamanho da emoção deles.

A angústia da incerteza que eles tinham até a noite de ontem, deu lugar para a alegria e a esperança; não pelo simples fato de conseguirem o valor financeiro para a viagem, mas pela confirmação do quanto nosso povo é solidário, generoso. Alegria por agora terem a certeza do quanto são queridos e que o sonho deles é agora também o sonho de todo povo jacarauense.

Manú e Pedro, recebam da equipe ManchetePB toda energia positiva e desejos de boa sorte!

P.S.: A família informa que o valor arrecadado pela campanha foi de R$ 1.610,00 (um mil seiscentos e dez reais) e que o valor ultrapassado será usado para a compra de sapatilhas especiais para os atletas.

Pery Camilo

Agradecimentos:

Loja Tiane Calçados;

Hélia Benício;

Farmácia Nossa Senhora de Fátima;

Rede de Postos Planalto;

Vera Souza;

Leiliane Pereira;

Farmácia Frei Damião;

Agro Fernandes;

Maise Modas;

Luciano Antonio Pessoa;

Dindo Braz;

Nininho motorista;

Vereador França de Doutor;

Valmir Frios;

Régis da padaria;

Daniel;

Diego;

Luciana Pimentel;

Raquel Soares;

Junior;

Academia Dinamize;

Mercadinho Teixeira;

Edízio da Construção;

Wellington do Bar;

Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jacaraú;

João Fernandes;

Benício Ferrreira;

Trocao Mix;

Prefeitura de Pedro Régis;

Prefeitura de Jacaraú;

Dona Josefa (Teta);

Dona Pretinha;

Eliane Magazine;

Joana;

Vereador Lico de Doro;

Raony Pessoa;

Secretário de esportes;

todos os funcionários da Escola Castro Pinto

 

 

 

 

COMPARTILHAR