Pré-candidata a Deputada Estadual, vice-prefeita de Jacaraú participa de mutirão

À convite da comunidade, a vice-prefeita de Jacaraú,  Adriana Catolé, participou na última segunda-feira, 21, de um mutirão para a construção da Capela de Nossa Senhora das Vitórias, no Assentamento Novo Salvador, zona rural do município.

Adriana tem se destacado na região pelas ações beneficentes que vem desenvolvendo. Neste caso em particular, além da doação em material de construção, Adriana colocou a mão na massa literalmente.

Após o mutirão, a vice-prefeita participou de uma assembleia para ouvir os anseios da Comunidade. Segundo a sua assessoria, as reuniões nas Comunidades seguem um planejamento; Adriana tem procurado estar presente nos evento, participando da rotina da população. “É importante estarmos atentos e ouvirmos os anseios do povo”, disse.

Adriana Catolé faz oposição ao governo municipal e no mês passado anunciou sua pré-candidatura a Deputada Estadual.

ManchetePB

Jacaraú, Pedro Régis e Curral de Cima se despedem de Virgílio Ribeiro Filho

Uma multidão se reuniu nas cidades de Pedro Régis, Jacaraú e Curral de Cima, para dar o último adeus ao ex-prefeito Vírgílio Ribeiro Filho (Jacaraú); uma das personalidades políticas mais respeitadas e carismáticas da região do Vale do Mamanguape.

Lilo Ribeiro, como era popularmente chamado, faleceu na madrugada de quarta-feira, 16, vítima de problemas cardíacos. Após cortejo fúnebre iniciado na Fazenda Esperança, zona rural de Pedro Régis, onde Lilo residia; o corpo ainda foi velado na casa do filho, Virgínio Ribeiro e na Igreja Matriz de Jacaraú. O sepultamento ocorreu a noite na cidade de Curral de Cima.

Lilo Ribeiro foi Prefeito de Jacaraú (1983-1988) e teve uma gestão marcada por construções de várias escolas, postos de saúde, pavimentação de diversas ruas e pela atenção ao mais carente. Sua trajetória política foi lembrada pela imprensa regional e nos discursos que seguiram das autoridades durante o velório.

Deputados, ex-Deputados, Prefeitos, ex-Prefeitos, vereadores, entre outras autoridades estiveram presentes ao velório para prestar solidariedade aos familiares. Nas ruas a comoção tomou conta das três Cidades. Em cada rosto, em cada testemunho uma história de generosidade e apoio recebidos do político, do aliado, do amigo Lilo Ribeiro.

Fotos: Biu Pereira e Pe. Salvador

ManchetePB

Deputado Rômulo Gouveia morre em Campina Grande

Foto divulgação

Um dos políticos mais carismáticos da Paraíba, o Deputado Federal e presidente do PSD da Paraíba, Rômulo Gouveia faleceu na madrugada deste domingo (13) no Hospital Antônio Targino, vítima de um infarto fulminante na cidade de Campina Grande.

O deputado estava internado  no Hospital da Santa Clara se recuperando de uma infecção, recebeu alta no sábado e estava em casa. A assessoria do deputado confirmou o falecimento informando que por volta das 2h da madrugada sentiu fortes dores e foi levado ao Hospital Antonio Targino, durante 30 min a equipe médica tentou reanima-lo mas não teve sucesso.

Rômulo tinha 53 anos de idade completados no último dia 19 de março. Foi vereador de Campina Grande, deputado estadual, presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, vice governador e deputado federal.

Na Câmara Federal, o suplente da coligação Marcondes Gadelha vai assumir o mandato e o deputado estadual Manoel Ludgério assumirá a presidência do PSD.

Ainda não foram divulgadas informações sobre velório e sepultamento.

ManchetePB com PB Agora

Não há confirmação de morte causada por H1N1 em Jacaraú

Boatos sobre uma morte causada pelo vírus influenza H1N1 tem circulado pelas redes sociais e provocado preocupação na população de Jacaraú. Uma jovem moradora da zona rural do Município, veio a óbito após apresentar sintomas de síndrome respiratória aguda grave (SRAG). Ela chegou a ser atendida na unidade de saúde Daura Ribeiro, já em estado crítico, foi encaminhada para o Hospital Regional de Mamanguape onde faleceu.

Pelos sintomas e por causa da incidência do vírus no Estado, o caso é tido como suspeito e o protocolo exige que seja notificado e encaminhado ao Núcleo de Doenças Transmissíveis Agudas da Secretaria Estadual de Saúde (SES), tomando as medidas cautelares para a confirmação da causa a morte.

A representante da Secretaria Municipal de Saúde de Jacaraú, senhora Aparecida, confirmou a morte da jovem e a suspeita, mas aguardará o laudo, que deverá sair nos próximos dias, para falar sobre o assunto. Enquanto isso, informa que todas as medidas de controle estão sendo adotadas pela gestão municipal e que não há motivos para maiores preocupações.

Em todo estado foram notificados na Vigilância Universal para Influenza, 96 casos para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), dos quais três casos foram confirmados para influenza sazonal, sendo um para influenza A do subtipo H3N2, dois de influenza A do subtipo H1N1pdm09, 55 casos descartados para presença do vírus de influenza e os demais seguem em investigação. Quanto aos óbitos, são 22 casos suspeitos de SRAG, sendo um com identificação viral para influenza A H3N2 (João Pessoa), dois para H1N1pdm09 (Cabedelo e Serraria) e 13 foram descartados para o agente etiológico de influenza. Seis óbitos seguem em investigação.

A SES recomenda a todos os serviços de saúde do estado que intensifiquem as ações de prevenção e controle para evitar a transmissão da influenza. Para a população em geral recomenda-se lavar as mãos com água e sabão, especialmente antes das refeições, após tossir ou espirrar; ao tossir ou espirrar, cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ou com o braço; não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal; não levar as mãos sujas aos olhos, nariz e boca; evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais/ sintomas de gripe e utilizar álcool em gel quando não puder lavar as mãos.

No caso de Jacaraú, sem a confirmação dos órgão competentes, é importante que a população não compartilhe boatos ou divulgue tais informações, assim evitando transtornos ao atendimento de saúde e pânico desnecessário.

ManchetePB com Pbagora

Amigos se unem para realizar a primeira edição do projeto “Eu amo a vida” em Jacaraú

Um grupo de jovens de várias denominações religiosas se uniram em Jacaraú para a realização da primeira edição do Projeto EU AMO VIDA no município. O Projeto promove várias ações solidárias em benefício do próximo e acontecerá neste sábado (05).

A idealização do EU AMO A VIDA partiu da união de um grupo de amigos em tributo póstumo dedicado a Lorena Larry Carvalho de Andrade, jovem moradora da cidade de Mamanguape, que morreu após a luta contra o câncer. Eles decidiram celebrar a vida expressando o amor ao próximo. Assim, em 28 de julho de 2012 realizaram a primeira edição do Projeto na cidade de Mamanguape arrecadando alimentos, brinquedos, fraldas geriátricas e pediátricas e coleta de bolsas de sangue através da unidade móvel do Hemocentro.

Além de Mamanguape, atualmente o Projeto é realizado nas cidades de Rio Tinto, Marcação, Baía da Traição, Itapororoca, Guarabira; e chega pela primeira vez a cidade de Jacaraú.

A organização espera cumprir uma meta de arrecadação com trinta (30) cestas básicas, vinte (20) pacotes de fraldas geriátricas e pediátricas, vinte (20) brinquedos, trinta (30) bolsas de sangue e ainda dez (10) cortes de cabelos. Com exceção dos cabelos, que serão entregues ao Hospital Napoleão Laureano para confecção de perucas, todo material arrecadado será doado na Cidade. Para participar é só comparecer ao local do evento que acontecerá em frente ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais, no centro da Cidade, entre 08h00 e 16h00.

Veja a programação:

ManchetePb

STF tornar Aécio réu sob acusação de corrupção passiva e obstrução

Foto internet

Com quatro dos cinco votos já anunciados, a maioria da 1ª Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) votou por receber a denúncia apresentada pela PGR (Procuradoria-Geral da República) contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG), sob acusação crimes de corrupção passiva e obstrução de Justiça. Se a peça for aceita ao fim da votação, o senador se tornará réu pela primeira vez.

O voto do relator do inquérito, Marco Aurélio Mello, foi acompanhado pelos ministros Luís Roberto Barroso, Rosa Weber e Luis Fux. Faltam votar os ministros Luiz Fux e Alexandre de Moraes. A denúncia contra Aécio, sua irmã Andrea Neves e outros dois acusados, baseada na delação de executivos do grupo JBS. Apenas se houver o recebimento da peça é que se instaura oficialmente uma ação penal em que os réus serão julgados.

Os ministros consideraram que há indícios suficientes para converter a denúncia em ação penal.t

Com Folha de São Paulo

MST ocupa no Guarujá Triplex atribuído a Lula

O pré-candidato à Presidência e coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) Guilherme Boulos (PSOL), acompanhado de integrantes do grupo, ocupou na manhã desta segunda-feira, 16, o tríplex do Guarujá atribuído ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado e preso pela Lava Jato.

“É uma denúncia da farsa judicial que levou Lula a prisão. Se o tríplex é dele, então o povo está autorizado a ficar lá. Se não é, precisam explicar porque ele está preso”, disse Boulos nas redes sociais.

Desde as 9h, ele transmitia ao vivo o ocupação em sua página no Facebook. A também pré-candidata Manuela D’Ávila (PCdoB) manifestou-se a favor do ato em sua conta no Twitter, assim como o senador Lindbergh Farias.

Com Estadão

Vice-Prefeita de Jacaraú anuncia pré-candidatura a Deputada Estadual

Foto arquivo assessoria

A vice-Prefeita da cidade de Jacaraú, litoral norte da Paraíba, Adriana Souza (MDB), anunciou na tarde da última quinta-feira (12), por meio de sua assessoria de imprensa, que aceitou o convite do Senador Zé Maranhão para concorrer a uma vaga à Assembleia Legislativa do Estado, nas próximas eleições. 

Segundo informações, Adriana Catolé, como é popularmente conhecida, se reunirá com o Senador já na próxima semana para fechar alguns acordos. 

Desejando ser a representante do Vale do Mamanguape e Brejo na ALPB, ela fará dobradinha na campanha com o também pré-candidato a Deputado Federal  Leonardo Gadelha.

Adriana Catolé tem se destacado no cenário político da região e além de Jacaraú, estaria articulando apoios com líderes políticos das cidades de  Pedro Régis, Logradouros, Caiçara, Rio Tinto, Mamanguape, Belém e Mulungu. 

Adriana Catolé foi secretária da Assistência Social até maio do ano passado, quando foi exonerada, rompendo assim com o grupo do Prefeito Elias Costa (MDB).

Adriana tem realizado varias ações beneficentes, entre elas a doação de um carro para uma comunidade rural e perfurações de poços artesanias, realizadas por intermédio do Senador Maranhão.

ManchetePb

Em Jacaraú, suposto salários atrasados motiva briga entre secretário e servidor

Na tarde da última quinta-feira (22) o secretário de Transportes da Cidade de Jacaraú, senhor Edilson Lopes, popular Lavandeira, teria se envolvido em uma confusão e supostamente demitido entre insultos um dos motoristas da Prefeitura Municipal.
Segundo informações de testemunhas, Gilvan de Souza, que trabalha como motorista há quase 13 anos, sofreu assédio moral por parte do Secretário Lavandeira. O atrito teria acontecido em praça pública, no centro da Cidade, quando o Secretário teria se alterado e aos berros e xingamentos, humilhado o servidor público. Ainda segundo informações de testemunhas, Lavandeira tomou a chave do ônibus que Gilvan conduzia e pediu que o mesmo se retirasse do veículo. O Secretário supostamente teria garantido que a partir dali, Gilvan não faria mais parte do quadro de funcionários.
O motivo da confusão teria sido a cobrança por parte de Gilvan de três meses de salários em atraso.
Em áudio compartilhado em rede social, o Secretário Lavandeira desmente a versão das testemunhas e afirma que na verdade ele é que foi desrespeitado. Segundo Lavandeira, o servidor estava atrasado e após sua cobrança por telefone, Gilvan o teria agredido com palavras de baixo calão. Nossa equipe procurou ouvir a versão do Secretário, mas ele estava fora da Cidade, e garantiu que esclareceria os fatos em outra oportunidade.
Entramos em contato com Secretário de Administração, senhor Emílio Junior, para apurar a informação de atraso salarial. Emílio Junior, que antes respondia pela chefia de gabinete, disse que tomou posse do cargo recentemente, não explicou o motivo do atraso, mas garantiu que o problema de Gilvan já estava resolvido. Direto de Brasília, onde está em viagem oficial, o Prefeito Elias Costa se solidarizou com o servidor e disse que os fatos seriam averiguados para posterior esclarecimento. Ele confirmou a declaração de seu Secretário de Administração, mas também não explicou o motivo, ou se há atrasos salariais.
Entramos em contato com o motorista Gilvan e fomos recebidos por sua esposa, senhora Daniela Gomes, que estava presente no momento da confusão. Daniela confirmou a humilhação pública sofrida pelo marido e narrou às dificuldades que a família tem passado. “Há quase três meses ele (Gilvan) não recebe seu salário, mas não deixou de trabalhar um só dia. Só não estamos passando fome porque temos auxílio de familiares, mas todas as nossas contas estão atrasadas. Pra piorar, ainda tenho que testemunhar meu marido sendo chamado de vagabundo pelo Secretário de Transportes. Isso é um absurdo!”- declarou ao ManchetePB.
Embora o Prefeito e o Secretário tenham declarado ao público a resolução do problema, para Gilvan e Daniela informaram que os salários só poderão ser pagos no próximo dia 28. Ainda segundo ela, a família foi procurada na manhã desta sexta-feira (23) pelo Secretário Lavandeira, para que Gilvan declarasse em público que os dois já haviam se entendido e que retornasse ao trabalho, mas o servidor afirma que não fará qualquer declaração ou retornará ao trabalho, antes que seus proventos sejam pagos.
Após o caso de Gilvan, nossa equipe recebeu diversos outros relatos de servidores denunciando atrasos em seus salários, são motoristas, pedreiros e até professores. Em declaração, os vereadores de oposição informaram que já estão cientes dos fatos e que levarão a denúncia ao Ministério Público.

SOLIDARIEDADE

A confusão pública gerou consternação e revolta popular. Alguns estudantes universitários, que testemunharam o fato, exigem a troca do Secretário por parte da gestão e o retorno de Gilvan ao trabalho. Em solidariedade, várias campanhas estão sendo feitas em favor do motorista.
Hoje, cerca de R$ 950,00, resultado de uma vaquinha entre amigos, foi entregue ao servidor para pagar contas de água e luz em atraso. Cestas básicas também foram entregues por colegas motoristas.

Daniela e Gilvan (ao centro) recebendo dinheiro da vaquinha feita por amigos

ManchetePB

Segunda edição do bloco “Mamãe eu quero” promete arrastar multidão

Já dizia o ditado: o que é bom se repete; pensando assim a organização do Bloco mais animado do Vale do Mamanguape promete mais alegria e diversão na segunda edição do evento que acontecerá no próximo dia 01, como uma prévia do carnaval.

O Bloco carnavalesco “Mamãe eu quero”, foi idealizado pelo jovem Thiago Carioca e já em sua primeira edição em outubro do ano passado, surpreendeu a todos arrastando uma verdadeira multidão pelas ruas da Cidade. Democrático, o Bloco se destaca por não vender  abadar e permitir a participação livre.

Com o apoio de vários patrocinadores do setor público e privado, o bloco sairá no próximo dia 01 (quinta-feira), com concentração a partir das 18h00 em frente ao Ginásio “O Lisboão”, de onde os foliões deverão percorrer as principais ruas da Cidade puxados pelo trio Pedreira até o Largo da Vidal de Negreiros, no centro.

Os organizadores garantem segurança e ordem e para isso contam com o apoio da Polícia Militar. “Àqueles que quiserem participar, é só trazer sua alegria”- disse Thiago Carioca.

ManchetePB