Prova Brasil mostra Pilõezinhos entre os piores índices em Português e Matemática

O jornalista Rubens Nóbrega publicou na última quinta-feira, 19, no Jornal da Paraíba online, um levantamento elaborado pelo professor Lauro Pires Xavier Neto no qual é possível identificar os melhores e piores índices obtidos por municípios paraibanos na Prova Brasil e Saeb 2015, divulgados pelo Movimento Todos pela Educação.

Após extrair e avaliar os dados, Lauro Neto manifestou-se alarmado com o desempenho da rede pública de ensino fundamental na Paraíba, que apresenta situação calamitosa em alguns municípios nas disciplinas de Português e Matemática, principalmente nesta última.

O município de Pilõezinhos apareceu entre os piores índices em Matemática no 5º Ano com 5%. A situação é agravada quando avaliado Português no 9º Ano. Neste último, Pilõezinhos aparece com 0%.

Eis um desafio para o futuro: mudar esta realidade.

Rafael San

O elástico de Pilõezinhos que nem todo mundo viu

Pátio da Igreja de São Sebastião em Pilõezinhos. Foto: Jaelson Monteiro

Parafraseando o escritor Euclides da Cunha, autor de “Os Sertões”, eu diria: a Festa de São Sebastião de Pilõezinhos é, antes de tudo, forte!

É forte não pelo seu tamanho. É forte pelo que representa. Originária de uma manifestação de fé datada de 1856, a devoção ao Santo Mártir São Sebastião, que morreu por ser um soldado do Império Romano misericordioso com os apenados e por ter mantido a fé em Jesus Cristo, deu impulso a festa religiosa e dela se extraiu a social.

Tomando por base a obra do Pequeno Príncipe e acreditando que só se vê bem com o coração, alguém deve ter notado que um ‘elástico invisível’ faz Pilõezinhos maior do que é entre 10 e 20 de janeiro. A tese ‘o essencial é invisível aos olhos’ ganha força quando vemos um povo tão simples fazendo da devoção uma vida. Basta vê os fogos de artifício, ao final de cada novena, fazendo inveja as metrópoles. O carinho de quem arruma os andores, de quem pega nas bandeiras e fitas. A grandeza de quem recebe a imagem do Santo em casa e dar uma pequena moeda para ter a satisfação de se sentir parte daquela noite. De novo, é o pequeno que se faz grande.

A elegância das procissões e a alegria de quem se vestiu para daquele momento, só se vê em Pilõezinhos. As vezes a parte social nem é lá essas coisas, mas quando enxergarmos a parte religiosa, com os olhos da fé, percebemos a verdadeira beleza dessa tradição.

Não bastasse o esforço humano, a natureza também faz seu espetáculo. O clima muda. As vezes chove. As frutas aparecem. A cidade se movimenta. O povo se confraterniza. Este ar novo que se espalha pela cidade é sentido pelos habitantes e pelos visitantes, todos são contagiados. É impressionante! Pilõezinhos não nos dar opção, ele é quem nos envolve e pronto. É um encanto que só se finda com a morte. Mas ainda há quem acredite que noitários, fogueteiros, religiosos, turistas, enfim, os contagiados com a festa de Pilõezinhos, que partiram desta vida, batem palmas no céu quando gritando aqui da terra: Viva a São Sebastião!

Todos os anos o meu coração se estremece de alegria e, quando a festa termina, a saudade bate no outro dia. Só os corações de pedra não são tocados por esta beleza.

Peço a Deus para que os meus olhos lacrimejem de novo, o coração palpite novamente e no próximo ano tenha eu a graça de viver o sentimento que os meus pais transmitiram desde o ventre materno.

Antes que eu esqueça: Viva a São Sebastião!

Rafael San

Ex-prefeito deixa dívida com A UNIÃO e Prefeitura fica sem publicações no Diário Oficial

Diário Oficial do Estado

A Prefeitura Municipal de Pilõezinhos está impedida de realizar publicações no Diário Oficial do Estado da Paraíba em razão de um débito deixado pela administração anterior. O ex-prefeito Nado Mendes (PMDB) acumulou uma dívida de aproximadamente 15 mil reais na gráfica do Jornal A União, responsável pelas edições do DO, que já está sendo negociado e parcelado pela atual prefeita Mônica Cristina (PSDB).

O Secretário de Administração, Neto Mendes, informou ao ManchetePB que a nova gestão ficou impossibilitada de publicar portarias, decretos, atas e outros documentos obrigatórios, conforme exige a lei, e por isso foi obrigada a organizar apressadamente o Diário Oficial Municipal a fim de agilizar a sequência administrativa.

“Organizamos o Diário Oficial do Município e estamos publicando os atos administrativos até que seja sanado o débito junto a gráfica do Jornal a União deixado pelo ex-gestor. É triste perceber como o ex-gestor foi irresponsável”, protestou Neto.

Rafael San

Bosco Carneiro se prepara para assumir vice-presidência da Assembleia

João Bosco Carneiro Júnior (PSL)

A Assembleia Legislativa da Paraíba realiza, no próximo dia 1º de fevereiro, a cerimônia de posse da nova mesa diretora da Casa de Epitácio Pessoa que terá como presidente, o deputado Gervásio Maia Filho (PSB) e como vice-presidente, o deputado João Bosco Carneiro Júnior (PSL).  A solenidade acontece a partir das 10 horas na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, na capital paraibana.

João Bosco Carneiro Júnior é formado em Direito. Nasceu em João Pessoa, em 11 de novembro. Foi prefeito de Alagoa Grande por duas vezes, e secretário executivo estadual da Administração Penitenciária.

A nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa no todo,  será composta pelos deputados Gervásio Maia, Presidente; Bosco Carneiro, vice-presidente; Inácio Falcão, 2º vice-presidente; Genival Matias, 3º vice-presidente; Edmilson Soares, 4º vice-presidente; Ricardo Barbosa, 1º secretário; Branco Mendes, 2º secretário; Galego Sousa, 3º secretário; e Jeová Campos, 4º secretário.

Rafael San

Comendo galinha e respirando política: saiba o que foi comentado em Pilõezinhos

Brega reúne apreciadores da galinha de capoeira. Foto: Adriano Santos

O que não falta numa festa de padroeiro é política, principalmente se essa festa acontecer em Pilõezinhos. De 11 a 20 de janeiro, o povo come galinha, bebe cerveja e respira política. Isso é cultural e ninguém será capaz de mudar o jeito politiqueiro de ser do piloezinhense.

Entre uma mesa e outra, se registra uma foto e uma conversa ao pé do ouvido. É assim que as especulações nascem e um cenário político é desenhado. Enquanto algumas pessoas se divertem, o comentário político alimenta dezenas de fanáticos que fazem do tema o seu principal tira gosto.

Segundo o que apurou o ManchetePB, os herdeiros políticos de cada grupo começam a ser ungidos gradativamente. Do lado da atual prefeita Mônica Cristina (PSDB), desponta o jovem Neto Mendes, que mesmo sem se declarar, é reconhecido pelos amigos como um forte sucessor do grupo. Outro nome da intimidade da família Mendes é o da atual vice-prefeita Risó, que conta com o estimulo de amigos. O jovem Cledson Mendes, o Kekeu, também entrou no páreo e buscará ser o sucessor de Mônica. Nas hostes do ex-prefeito Nado Mendes (PMDB), o nome de Tássia Mendes, filha do ex-gestor começa a ser trabalhado. Em outra frente, o nome de Marcelo Matias (PPS), presidente do Sindicato Rural, continua vivo para as próximas eleições e talvez seja o grande desbravador das oposições. O cenário mais indefinido é o do grupo do ex-vice-prefeito Iraponil Siqueira (PSB), ninguém sabe o que acontecerá com o reduto inaugurado por ele em 2016.

Se para os normais 2020 é uma eternidade, para os políticos o próximo pleito é logo ali e na cabeça deles quem deseja ser alguma coisa tem que começar cedo. É a regra do jogo!

Anote-se: tudo que foi descrito aqui é um cenário especulativo fruto de conversas da própria festa, o que é bastante natural. Vai se confirmar? Só Deus sabe todas as coisas. O pobres mortais apenas especulam. Quem viver, verá!

Rafael San

Prefeito corta gratificações, evita nomeações e recomenda aposentadoria de 80

Murílio Nunes (PSB)

O prefeito de Araçagi, Murílio Nunes (PSB), fez um apelo a todos os servidores ativos, com idade e tempo para aposentadoria, que peçam seus benefícios e colaborem com a diminuição da folha de pessoal. Segundo cálculos do setor contábil da Prefeitura, aproximadamente 80 funcionários ativos estão retardando a aposentadoria.

“Amigavelmente estou pedindo a todos, que tenham esse direito, que se aposentem de imediato a fim de colaborar com o enxugamento da folha de pessoal e gozarem o benefício legal. Por favor, não esperem uma ordem da justiça”, apelou o prefeito.

Uma das principais metas da gestão de Murílio é o equilibrio financeiro e para isso a redução da folha de pagamento se tornou meta nº 1.

“A folha será paga no final de cada mês e terá uma redução significativa. Não vou receber o salário de prefeito, não nomeei todos os cargos, cortei todas as gratificações e, se os servidores com idade e tempo de serviço se aposentarem, teremos uma grande economia para manutenção dos pagamentos em dia”, pontuou Murílio.

Rafael San

Ricardo Marcelo pode se aliar a Ricardo Coutinho em 2018

Ricardo Marcelo adere a grupo que apoia Ricardo Coutinho

O deputado estadual licenciado Ricardo Marcelo (PMDB), afirmou na noite desta sexta-feira (13), em entrevista ao Portal MaisPB, que não enxerga problema em compor com o governador Ricardo Coutinho (PSB), com quem teve diversos embates, nas eleições do próximo ano, desde que a candidatura ao Governo do Estado seja encabeçada por um peemedebista.

“Eu acho que temos que partir do principio de que o PMDB pode ter candidatura própria, mesmo que seja com o apoio de Ricardo, sendo nesse contexto, não me oponho”, disse.

Ricardo Marcelo se reuniu mais cedo com o senador Raimundo Lira (PMDB), que vem liderando um grupo de “dissidentes” do partido e que não concordam com a aliança da legenda com o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD), e com o senador Cássio Cunha Lima (PSDB). O deputado avaliou o encontro como uma oportunidade de reestruturar o partido.

“Nós tivemos um reencontro para a reestruturação do partido visando 2018, para que o partido pudesse disputar bem, fazendo uma boa escolha. É preciso a gente fazer uma reorganização do partido, para que ele possa disputar e deixar de ser coadjuvante”, concluiu.

Também fazem parte dessa ala os deputados federais Veneziano Vital do Rego, André Amaral, Hugo Motta e o deputado estadual Nabor Wanderley, contra o presidente estadual da legenda, o senador José Maranhão, e o vice-prefeito de João Pessoa, Manoel Júnior.

Rafael San/Wallison Bezerra/MaisPB

Servidores podem ficar com “nome sujo”; ex-gestor não repassou empréstimos

Nado Mendes (PMDB)

Os servidores do município de Pilõezinhos podem ter seus nomes incluídos no SPC e Serasa a qualquer momento. O fato é que o ex-prefeito Nado Mendes (PMDB) não teria repassado os valores descontados dos empréstimos consignados contraídos pelos funcionários junto as instituições bancárias nos últimos meses de sua gestão.

O banco está cobrando as parcelas em atraso dos empréstimos, mesmo com os valores já previamente descontados pela Prefeitura nos contracheques dos funcionários. Em comunicado, o Bradesco informou que há um débito de que ultrapassa 75 mil.

O banco comunicou ainda que está suspensa a concessão de novos empréstimos e financiamentos a servidores, aposentados e pensionistas da Prefeitura de Pilõezinhos. O convênio entre as instituições foi firmado na administração do ex-prefeito Nado Mendes.

O não repasse dos descontos relativo às operações de empréstimos consignados às instituições financeiras, para atender qualquer outro fim, fere o princípio da moralidade administrativa e pode ser investigado por apropriação indébita.

Juridicamente, o ato de deixar de repassar valores descontados nos contracheques dos funcionários, referentes à empréstimos consignados em folha de pagamento, constitui crime de apropriação indébita, crime funcional de Prefeito e ato de improbidade administrativa.

A prefeita Mônica Cristina (PSDB) antecipou ao ManchetePB que só poderá sanar o problema quando tiver acesso a prestação de contas do ex-prefeito para identificar o que foi pago e o que deixou de ser pago.

Rafael San

Gervasinho não confirma candidatura ao Governo, mas admite Câmara Federal

Gervasinho ao lado de lideranças de Pilõezinhos – Foto: Adriano Santos

O deputado estadual Gervásio Maia Filho (PSB) visitou nesta quarta-feira, 11, a tradicional Festa de São Sebastião de Pilõezinhos.  O evento completa 161 anos.

Em entrevista concedida a Guarabira 90.7 FM, Gervasinho destacou a destinação de emenda no Orçamento da Paraíba em favor de Pilõezinhos. Inicialmente, os recursos alocados serão destinados a educação do município.

Perguntado sobre as próximas eleições de 2018, o parlamentar revelou pela 1ª vez que está dividido entre disputar a reeleição e concorrer o mandato de deputado federal. “Levarei essa questão para ser analisada pelo meu partido, ainda não tenho uma definição pessoal”, disse.

Sobre a possibilidade de ser apresentado como sucessor do governador Ricardo Coutinho (PSB), Gervasinho revelou que é muito cedo para pensar no assunto e defendeu uma ampla consulta partidária para resolver o assunto, no momento oportuno.

Rafael San

OUÇA: Tião apresenta Gervasinho como sucessor de Ricardo e alfineta oposição

Tião Gomes concedendo entrevista

O deputado estadual Tião Gomes (PSL) declarou nesta quarta-feira, 11, que trabalha para consolidar o nome de Gervásio Maia Filho (PSB) como sucessor do governador Ricardo Coutinho (PSB).

As declarações do deputado foram dadas a Rádio Guarabira 90.7 FM durante sua visita ao município de Pilõezinhos por ocasião da abertura dos festejos de São Sebastião.

Para Tião, Gervasinho está identificado com o projeto socialista e desafiou a oposição: “pode juntar Cássio, Maranhão, Cartaxo, se o povo quiser continuar esse trabalho de Ricardo Coutinho, vai ficar com a gente”, alfinetou.

Rafael San