Ex-prefeito deixa dívida com A UNIÃO e Prefeitura fica sem publicações no Diário Oficial

Diário Oficial do Estado

A Prefeitura Municipal de Pilõezinhos está impedida de realizar publicações no Diário Oficial do Estado da Paraíba em razão de um débito deixado pela administração anterior. O ex-prefeito Nado Mendes (PMDB) acumulou uma dívida de aproximadamente 15 mil reais na gráfica do Jornal A União, responsável pelas edições do DO, que já está sendo negociado e parcelado pela atual prefeita Mônica Cristina (PSDB).

O Secretário de Administração, Neto Mendes, informou ao ManchetePB que a nova gestão ficou impossibilitada de publicar portarias, decretos, atas e outros documentos obrigatórios, conforme exige a lei, e por isso foi obrigada a organizar apressadamente o Diário Oficial Municipal a fim de agilizar a sequência administrativa.

“Organizamos o Diário Oficial do Município e estamos publicando os atos administrativos até que seja sanado o débito junto a gráfica do Jornal a União deixado pelo ex-gestor. É triste perceber como o ex-gestor foi irresponsável”, protestou Neto.

Rafael San

Bosco Carneiro se prepara para assumir vice-presidência da Assembleia

João Bosco Carneiro Júnior (PSL)

A Assembleia Legislativa da Paraíba realiza, no próximo dia 1º de fevereiro, a cerimônia de posse da nova mesa diretora da Casa de Epitácio Pessoa que terá como presidente, o deputado Gervásio Maia Filho (PSB) e como vice-presidente, o deputado João Bosco Carneiro Júnior (PSL).  A solenidade acontece a partir das 10 horas na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, na capital paraibana.

João Bosco Carneiro Júnior é formado em Direito. Nasceu em João Pessoa, em 11 de novembro. Foi prefeito de Alagoa Grande por duas vezes, e secretário executivo estadual da Administração Penitenciária.

A nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa no todo,  será composta pelos deputados Gervásio Maia, Presidente; Bosco Carneiro, vice-presidente; Inácio Falcão, 2º vice-presidente; Genival Matias, 3º vice-presidente; Edmilson Soares, 4º vice-presidente; Ricardo Barbosa, 1º secretário; Branco Mendes, 2º secretário; Galego Sousa, 3º secretário; e Jeová Campos, 4º secretário.

Rafael San

Comendo galinha e respirando política: saiba o que foi comentado em Pilõezinhos

Brega reúne apreciadores da galinha de capoeira. Foto: Adriano Santos

O que não falta numa festa de padroeiro é política, principalmente se essa festa acontecer em Pilõezinhos. De 11 a 20 de janeiro, o povo come galinha, bebe cerveja e respira política. Isso é cultural e ninguém será capaz de mudar o jeito politiqueiro de ser do piloezinhense.

Entre uma mesa e outra, se registra uma foto e uma conversa ao pé do ouvido. É assim que as especulações nascem e um cenário político é desenhado. Enquanto algumas pessoas se divertem, o comentário político alimenta dezenas de fanáticos que fazem do tema o seu principal tira gosto.

Segundo o que apurou o ManchetePB, os herdeiros políticos de cada grupo começam a ser ungidos gradativamente. Do lado da atual prefeita Mônica Cristina (PSDB), desponta o jovem Neto Mendes, que mesmo sem se declarar, é reconhecido pelos amigos como um forte sucessor do grupo. Outro nome da intimidade da família Mendes é o da atual vice-prefeita Risó, que conta com o estimulo de amigos. O jovem Cledson Mendes, o Kekeu, também entrou no páreo e buscará ser o sucessor de Mônica. Nas hostes do ex-prefeito Nado Mendes (PMDB), o nome de Tássia Mendes, filha do ex-gestor começa a ser trabalhado. Em outra frente, o nome de Marcelo Matias (PPS), presidente do Sindicato Rural, continua vivo para as próximas eleições e talvez seja o grande desbravador das oposições. O cenário mais indefinido é o do grupo do ex-vice-prefeito Iraponil Siqueira (PSB), ninguém sabe o que acontecerá com o reduto inaugurado por ele em 2016.

Se para os normais 2020 é uma eternidade, para os políticos o próximo pleito é logo ali e na cabeça deles quem deseja ser alguma coisa tem que começar cedo. É a regra do jogo!

Anote-se: tudo que foi descrito aqui é um cenário especulativo fruto de conversas da própria festa, o que é bastante natural. Vai se confirmar? Só Deus sabe todas as coisas. O pobres mortais apenas especulam. Quem viver, verá!

Rafael San

Prefeito corta gratificações, evita nomeações e recomenda aposentadoria de 80

Murílio Nunes (PSB)

O prefeito de Araçagi, Murílio Nunes (PSB), fez um apelo a todos os servidores ativos, com idade e tempo para aposentadoria, que peçam seus benefícios e colaborem com a diminuição da folha de pessoal. Segundo cálculos do setor contábil da Prefeitura, aproximadamente 80 funcionários ativos estão retardando a aposentadoria.

“Amigavelmente estou pedindo a todos, que tenham esse direito, que se aposentem de imediato a fim de colaborar com o enxugamento da folha de pessoal e gozarem o benefício legal. Por favor, não esperem uma ordem da justiça”, apelou o prefeito.

Uma das principais metas da gestão de Murílio é o equilibrio financeiro e para isso a redução da folha de pagamento se tornou meta nº 1.

“A folha será paga no final de cada mês e terá uma redução significativa. Não vou receber o salário de prefeito, não nomeei todos os cargos, cortei todas as gratificações e, se os servidores com idade e tempo de serviço se aposentarem, teremos uma grande economia para manutenção dos pagamentos em dia”, pontuou Murílio.

Rafael San

Ricardo Marcelo pode se aliar a Ricardo Coutinho em 2018

Ricardo Marcelo adere a grupo que apoia Ricardo Coutinho

O deputado estadual licenciado Ricardo Marcelo (PMDB), afirmou na noite desta sexta-feira (13), em entrevista ao Portal MaisPB, que não enxerga problema em compor com o governador Ricardo Coutinho (PSB), com quem teve diversos embates, nas eleições do próximo ano, desde que a candidatura ao Governo do Estado seja encabeçada por um peemedebista.

“Eu acho que temos que partir do principio de que o PMDB pode ter candidatura própria, mesmo que seja com o apoio de Ricardo, sendo nesse contexto, não me oponho”, disse.

Ricardo Marcelo se reuniu mais cedo com o senador Raimundo Lira (PMDB), que vem liderando um grupo de “dissidentes” do partido e que não concordam com a aliança da legenda com o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD), e com o senador Cássio Cunha Lima (PSDB). O deputado avaliou o encontro como uma oportunidade de reestruturar o partido.

“Nós tivemos um reencontro para a reestruturação do partido visando 2018, para que o partido pudesse disputar bem, fazendo uma boa escolha. É preciso a gente fazer uma reorganização do partido, para que ele possa disputar e deixar de ser coadjuvante”, concluiu.

Também fazem parte dessa ala os deputados federais Veneziano Vital do Rego, André Amaral, Hugo Motta e o deputado estadual Nabor Wanderley, contra o presidente estadual da legenda, o senador José Maranhão, e o vice-prefeito de João Pessoa, Manoel Júnior.

Rafael San/Wallison Bezerra/MaisPB

Servidores podem ficar com “nome sujo”; ex-gestor não repassou empréstimos

Nado Mendes (PMDB)

Os servidores do município de Pilõezinhos podem ter seus nomes incluídos no SPC e Serasa a qualquer momento. O fato é que o ex-prefeito Nado Mendes (PMDB) não teria repassado os valores descontados dos empréstimos consignados contraídos pelos funcionários junto as instituições bancárias nos últimos meses de sua gestão.

O banco está cobrando as parcelas em atraso dos empréstimos, mesmo com os valores já previamente descontados pela Prefeitura nos contracheques dos funcionários. Em comunicado, o Bradesco informou que há um débito de que ultrapassa 75 mil.

O banco comunicou ainda que está suspensa a concessão de novos empréstimos e financiamentos a servidores, aposentados e pensionistas da Prefeitura de Pilõezinhos. O convênio entre as instituições foi firmado na administração do ex-prefeito Nado Mendes.

O não repasse dos descontos relativo às operações de empréstimos consignados às instituições financeiras, para atender qualquer outro fim, fere o princípio da moralidade administrativa e pode ser investigado por apropriação indébita.

Juridicamente, o ato de deixar de repassar valores descontados nos contracheques dos funcionários, referentes à empréstimos consignados em folha de pagamento, constitui crime de apropriação indébita, crime funcional de Prefeito e ato de improbidade administrativa.

A prefeita Mônica Cristina (PSDB) antecipou ao ManchetePB que só poderá sanar o problema quando tiver acesso a prestação de contas do ex-prefeito para identificar o que foi pago e o que deixou de ser pago.

Rafael San

Gervasinho não confirma candidatura ao Governo, mas admite Câmara Federal

Gervasinho ao lado de lideranças de Pilõezinhos – Foto: Adriano Santos

O deputado estadual Gervásio Maia Filho (PSB) visitou nesta quarta-feira, 11, a tradicional Festa de São Sebastião de Pilõezinhos.  O evento completa 161 anos.

Em entrevista concedida a Guarabira 90.7 FM, Gervasinho destacou a destinação de emenda no Orçamento da Paraíba em favor de Pilõezinhos. Inicialmente, os recursos alocados serão destinados a educação do município.

Perguntado sobre as próximas eleições de 2018, o parlamentar revelou pela 1ª vez que está dividido entre disputar a reeleição e concorrer o mandato de deputado federal. “Levarei essa questão para ser analisada pelo meu partido, ainda não tenho uma definição pessoal”, disse.

Sobre a possibilidade de ser apresentado como sucessor do governador Ricardo Coutinho (PSB), Gervasinho revelou que é muito cedo para pensar no assunto e defendeu uma ampla consulta partidária para resolver o assunto, no momento oportuno.

Rafael San

OUÇA: Tião apresenta Gervasinho como sucessor de Ricardo e alfineta oposição

Tião Gomes concedendo entrevista

O deputado estadual Tião Gomes (PSL) declarou nesta quarta-feira, 11, que trabalha para consolidar o nome de Gervásio Maia Filho (PSB) como sucessor do governador Ricardo Coutinho (PSB).

As declarações do deputado foram dadas a Rádio Guarabira 90.7 FM durante sua visita ao município de Pilõezinhos por ocasião da abertura dos festejos de São Sebastião.

Para Tião, Gervasinho está identificado com o projeto socialista e desafiou a oposição: “pode juntar Cássio, Maranhão, Cartaxo, se o povo quiser continuar esse trabalho de Ricardo Coutinho, vai ficar com a gente”, alfinetou.

Rafael San

Fabiano Pedro garante 2º mandato mais técnico e menos político

Fabiano no estúdio da Guarabira FM

O prefeito de Lagoa de Dentro, Fabiano Pedro (PSD), confirmou nesta quarta-feira (11) durante entrevista na Guarabira 90.7 FM, que fará um segundo mandato mais técnico e menos político. O gestor informou que nomeou apenas dois secretários para iniciar 2017 e pretende valorizar os setores de engenharia e arquitetura a fim de desenvolver bons projetos para alocação de recursos em Brasília.

“Alguns erros da primeira gestão serão corrigidos, quero um segundo mandato menos político e mais técnico”, sacramentou Fabiano.

O prefeito aconselhou os novos gestores a fixarem seus mandatos no trabalho e diminuírem o empregismo. “As pessoas querem soluções práticas para os problemas da cidade, as últimas eleições deixaram claro que a gestão precisa ser eficiente e menos politiqueira”, alertou.

Festa acontece de 16 a 20 deste mês

Fabiano aproveitou para convidar toda a região para a tradicional Festa de São Sebastião edição 2017.

O gestor garantiu uma estrutura digna de uma grande festa.

 

 

Rafael San

Veja imagens exclusivas da carreata de São Sebastião em Pilõezinhos

A carreata de São Sebastião que abriu as comemorações dos 161 anos de devoção popular ao Santo Mártir, padroeiro de Pilõezinhos, reuniu grande número de carros e motos.

O padre Paulo Roberto, vigário local, deu a bênção dos condutores e seus automóveis.

Na sequência, foi celebrada a Santa Missa com a presidência do padre Germano Alves da Paróquia de Mari.

Veja algumas imagens capturadas por Adriano Santos

Rafael San com fotos de Adriano Santos