Prefeitos se reúnem em Belém e retomam luta por inclusão no Semiárido

Evento reuniu 12 prefeitos da região

O Município de Belém sediou na manhã desta quinta-feira, 20, um encontro de prefeitos da região metropolitana de Guarabira com o objetivo da retomada da luta pela inclusão dessa região na área do semiárido nordestino.

As cidades inseridas oficialmente nesse conceito recebem tratamento diferenciado do governo federal e contam com uma série de vantagens, como a liberação de mais recursos para programas de combate à seca e facilidades para o recebimento de linhas de crédito. Assim, a mobilização é mais uma tentativa dos prefeitos de conseguir mais verbas federais a fundo perdido e a juros menores para amenizar a situação crítica das populações das cidades com alto déficit hídrico.

A prefeita Renata Christine, anfitriã do encontro, confirmou que 12 gestores compareceram e assinaram um documento que será encaminhado ao Ministério da Integração Nacional e a Sudene com os dados técnicos que atestam a situação crítica da região.

Cada prefeito vai sensibilizar seus senadores e deputados com o objetivo de pressionar os órgãos técnicos, especialmente a Sudene, a fim de que inclusão dessa região no Semiárido seja efetivada.

Rafael San

COMPARTILHAR