Foto: assessoria

Nos dias 24 a 26 de Maio, Pirpirituba se transformou na capital paraibana do mel e da apicultura, realizando o 1º Fest Mel Pirpirituba (Festival do Mel de Pirpirituba), organizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura e Turismo, Apismel e SEBRAE.

O 1º Fest Mel Pirpirituba contou com palestras, oficinas, apresentações de trabalhos, visitas técnicas, passeios, concurso da “Princesa do Mel”, apresentações culturais e educativas, feira de artesanato, gastronomia especial, “Pavilhão do Mel” e shows musicais, em estrutura montada na Rua Benedito Marques, Centro, com as atrações: Banda Fato Raro, Forró de Mala e Cuia e Gegê Bismarck.

Na solenidade de abertura (24), o Prefeito Denilson Freitas (Didiu) sancionou a lei de autoria do vereador e atual Secretário de Agricultura, Marcos Terto, incluindo o Festival do Mel no calendário anual de eventos municipais.

No sábado (25), pela manhã, foram organizadas duas palestras no Espaço SEBRAE sobre a importância das abelhas para o meio ambiente e iniciação a criação de abelhas, ministradas pela pesquisadora Maria Verônica Lins e o empresário Deon Deniz. Em seguida, foram apresentados equipamentos apícolas e troca de experiência entre criadores. À tarde, o espaço contou com a realização de três oficinas: criação racional de abelhas e implantação de apiários, gastronomia a base de mel e administração de negócios, pelo palestrante Josenildo Quirino Dias e convidados. Concluindo a agenda educativa, às 17h, foram expostos trabalhos de alunos da Rede Municipal de Ensino na Escola Municipal Dep. Humberto Lucena.

No domingo (26), encerrando a programação do 1º Fest Mel Pirpirituba, a Apismel esteve aberta para visitação e exposição de produtos a base de mel, com a presença de Trio Pé de Serra.

ManchetePB