Foto: divulgação.

Nesta quinta-feira (23), o deputado estadual Raniery Paulino (MDB), confirmou ao ManchetePB que é favorável a unificação das eleições. O parlamentar que pretende disputar as eleições municipais em Guarabira, sua terra natal, admite que é insuportável eleições a cada 2 anos.

Para ele, mesmo que seja preciso “aguentar” a prorrogação do mandato do prefeito Zenóbio Toscano (PSDB), seu histórico adversário, será por um bem maior. Raniery entende que a sociedade pede mudanças e essa seria estratégica para o momento atual do país.

Raniery admite disputar as eleições municipais. Ouça:

O deputado Valtenir Pereira (MDB/MT), relator na CCJ de várias PECs que tratam sobre o período de vigência de mandatos políticos, deu parecer positivo as propostas. O pedido central é que haja coincidência nas eleições, ou seja, que os cargos municipais passem a ser disputados juntos com os estudais e federais.

Caso a regra passe a valer, as eleições de 2020 serão canceladas e os prefeitos e vereadores terão seus mandatos alongados até 2022.

Além disso, a proposta é que os mandatos de senadores passem a valer dez anos, enquanto os demais teriam validade de cinco. Também é pedido o fim da reeleição para cargos do Executivo e o direito de apenas uma recondução para senadores.

Valtenir pediu que seja criada uma comissão especial para continuar debatendo o assunto.

Rafael San – ManchetePB