Os boletins epidemiológicos divulgados pela Prefeitura de Guarabira e Governo do Estado deste domingo (24) continuam apresentando inconsistência no que diz respeito número de casos confirmados do novo coronavírus na cidade. De acordo com a prefeitura, o município tem 339 pessoas com a Covid-19. Já a Secretaria Estadual de Saúde, que no sábado apontava o município com 399 casos, mostra neste domingo a cidade com 360 casos.

Em nota no sábado, a Secretaria de Saúde de Guarabira diz que a diferença nos números ocorre porque a “Secretaria Estadual de Saúde passou a computar os dados através do sistema de notificação (e-SUS VE), ou seja, sem fazer a conferência detalhada dos dados, como fora feito antes”.

“Ao realizar a conferência dos nomes, a Secretária Municipal de Saúde constatou a replicação do mesmo nome no sistema por várias vezes, bem como, o acréscimo de números dos laboratórios particulares que também entraram na contabilização”, continuou a nota.

1. Número de casos, segundo a Secretaria Estadual de Saúde
Levando em consideração o boletim da Secretaria Estadual de Saúde, que no sábado (23) apontou que o município tinha 399 casos, neste domingo (23), a SES reduziu para 360 casos, o que representa um decréscimo de 39 casos nas últimas 24 horas.

Procurada pelo ManchetePB para explicar a diferença nos números, a Secretaria Estadual de Saúde não respondeu as perguntas até o fechamento desta reportagem.

Com o decréscimo, o município está ocupando o quinto lugar como cidade com maior número de casos na Paraíba, atrás apenas de Patos, Campina Grande, Santa Rita e João Pessoa.

2. Número de casos, segundo a Secretaria Municipal de Saúde
Neste domingo (23), o número chegou de casos confirmados da Covid-19 chegou a 339, representando o registro de 27 novos casos nas últimas 24 horas. No que diz respeito ao número de casos suspeitos notificados, até o sábado eram 1.320. Neste domingo, o número subiu e chegou a 1.380 notificações, 60 a mais que o dia anterior.

A Secretaria de Saúde continua realizando as barreiras sanitárias, as ações de sanitização no centro da cidade, nos bairros e na feira.

3. Coronavírus na Paraíba
Neste domingo, 24 de maio, a Paraíba registra 315 novos casos de Covid-19 e 14 óbitos confirmados desde a ultima atualização. São 7.823 paraibanos que já contraíram a doença, 2.208 pessoas que já se recuperaram e 272, infelizmente, faleceram. ⁣

A ocupação de leitos de UTI em todo o estado é de 74%. Se fizermos um recorte apenas dos leitos de UTI para adultos na Região Metropolitana de João Pessoa, 89% estão ocupados. Apenas 48,6% da população seguiu a recomendação de Isolamento Social. ⁣

Do ManchetePB