Material destruído com a explosão foi recolhido por funcionários na manhã desta quinta-feira (22) (Foto: Walter Paparazzo)

Dois caixas eletrônicos foram explodidos na sede do Departamento de Trânsito (Detran) da Paraíba, no bairro de Mangabeira, em João Pessoa, na madrugada desta quinta-feira (22). Segundo informações da Polícia Militar, bandidos fortemente armados chegaram em dois carros no Detran, renderam os vigilantes e violaram os caixas eletrônicos no órgão. Na fuga, os criminosos espalharam grampos pela Avenida Hilton Souto Maior, até o trecho do Trevo de Mangabeira.

Ainda de acordo com a polícia, os criminosos usaram um Hyundai HB20 e um Volkswagem Saveiro no assalto. Um do carros usados no crime, o HB20, foi encontrado abandonado no início da manhã desta quinta-feira, por trás da hípica de Mangabeira, próximo ao rio do Cabelo. O veículo estava sem placas. Três revólveres e um colete balístico dos vigilantes foram levados pelos assaltantes, ainda segundo informações da polícia.

De acordo com o delegado Leonardo Formiga, que registrou o caso, os assaltantes deixaram cerca de R$ 7 mil espalhados no Detran-PB em notas de valores menores. “Toda ação durou cerca de cinco minutos, entre invasão do local, rendição dos vigilantes, explosão dos caixas e fuga”, comentou. O delegado também informou, com base no relato dos vigilantes, que os assaltantes usavam armas de alto calibre, incluindo fuzis.

Carro usado no assalto aos caixas do Detran-PB passou por exames do IPC em João Pessoa (Foto: Walter Paparazzo)

Os vigilantes relataram que no início da noite de quarta-feira (21) perceberam um grupo de cinco pessoas em atitude considerada suspeita. De acordo com o delegado, pelo menos cinco homens entraram e efetuaram a explosão. A Polícia Militar foi acionada, fez buscas, mas não conseguiu identificar nenhum dos suspeitos. A polícia acredita que os homens vistos pelo vigilantes façam parte do grupo que explodiu os caixas. Um colete balístico também foi levado pelos assaltantes.

Segundo a perita do Instituto de Polícia Científica (IPC), Rosane Onofrio, a explosão dos caixas acabou abalando parte da estrutura do prédio. “Os dois caixas ficaram completamente destruídos. A explosão foi muito violenta, tanto que não encontramos nenhum vestígio do explosivo usado”, detalhou. Na perícia do veículo, a polícia encontrou um capuz e realizou exames para coleta de impressões digitais.

O Detran-PB suspendeu, nesta quinta-feira (22), o atendimento personalizado ao público, na sede de Mangabeira, em consequência da explosão de dois caixas eletrônicos. Ainda de acordo com nota emitida pelo órgão, os demais serviços serão mantidos, a exemplo de vistorias, habilitação, provas práticas e teóricas.

A direção do Detran-PB informou ainda que o atendimento será reforçado nos demais postos do Detran em João Pessoa, a exemplo dos postos do Valentina Figueiredo, Shopping do Automóvel e Casa da Cidadania. A suspensão também se deu porque a direção do órgão aguarda laudo do Corpo de Bombeiros, a fim de liberar o local, onde funcionavam os dois caixas. Nesta sexta-feira (23), o serviço será normalizado.

A Polícia Militar ainda realizava buscas por volta das 7h36 (horário local), mas não tinha localizado nenhum suspeito. A quadrilha fugiu levando uma quantia em dinheiro, mas a quantia não foi informada pela polícia. O inquérito do caso deve ser repassado para o Grupo de Operações Especiais (GOE) da Polícia Civil. As informações são do G1 Paraíba.